Você sabe o que é um habit tracker? Saiba mais aqui!

Habit tracker em sua tradução livre significa controle de hábitos, é um sistema onde utiliza do papel como ferramenta para você controlar hábitos diários que quer desenvolver ou deixar de realizar, além de diários você pode estabelecer um período como "ir academia de 2 em 2 dias" ou "caminhada de segunda, quarta e sexta" por exemplo, são hábitos que você quer desenvolver e o habit tracker te ajuda a controlar eles.

O layout do habit tracker geralmente é uma folha com várias linhas, no canto esquerdo os hábitos que você escolhe registrar, controlar e que estará na sua rotina e no restantes da folha cerca de 31 quadradinhos por linha, cada dia que você fizer você preenche ou marca um x, no dia que não quiser realizar aquele hábito ou hábitos que não serão feitos diariamente, você deverá pré-preencher com uma caneta distinta da que usará para preencher que foi feito, pois se deixar sem preencher poderá confundir que o hábito não foi realizado.

Geralmente o habit tracker tem a visão diária, pois cada um dos 31 quadradinhos é um dia, mas você pode fazer um mensal, 12 quadradinhos para 12 meses, mas depende do que você vai querer registrar, tarefas diárias não dá muito certo, apenas tarefas mensais, que ocorrem uma vez ao mês.

Seguem alguns exemplos abaixo de habit tracker, todos são de imagens retiradas da internet, você perceberá que uns são um pouco diferentes de outros, uns mais coloridos, outros mais neutros, uns com mais informações, outros com menos, mas a essência é a mesma, no canto esquerdo os hábitos e o restante bolinhas ou quadrados que são preenchidos diariamente.

Referências das imagens: https://www.acleanbee.com/habit-tracker/ / https://shop.jenniemoraitis.com/products/goal-and-habit-tracker-printable / https://jamesclear.com/habit-tracker / https://www.etsy.com/fr/listing/541748929/habit-tracker-bullet-journal-track-your.

Você inclusive pode fazê-lo em seu planner, agenda, caderno, folha avulsa ou bullet journal, no bullet journal ele é o mais encontrado, pois as pessoas adeptas a esse sistema fazem muito essa ferramenta nele à mão mesmo de acordo com o seu estilo e gosto, como mais coloridões ou não, ou mais minimalistas ou não, enfim, do seu jeito, mas também temos os que são comercializados e alguns planners que já vem com ele, que são uma mão na roda e é só começar a utilizar.

Com o hábito de todo final do dia você acessar seu controle de hábitos e preencher ele conforme foi o dia e no fim do mês fazer uma análise ele, você consegue realizar vários feedbacks de como está a sua vida, o que desenvolveu para sua melhoria, o que piorou, o que precisa mudar, hábito que não faz mais sentido e precisa tirar ele, hábito que precisa incluir, veja o que está progredindo e o que precisa mudar de curso, faça sempre essa análise no fim do mês e comece uma nova folha/mês melhor adaptado para o seu eu, sua rotina e vida. 

Adquirir ou criar um hábito requer disciplina e repetição, leva tempo e não é de uma hora para outra, e o habit tracker inclusive é um incentivo para isso não ser tão pesado e chato, ele tem o poder de motivar além de organizar e controlar, pois pensa comigo, o quão legal e prazeroso você ver seus quadradinhos preenchido e além do mais, você ver o resultado desses hábitos em você, na sua vida, pois você quando faz algo e com recorrência, um resultado tem que aparecer e certamente será bom, senão você nem colocaria no seu controle de hábitos, é como uma lista, não tem prazer maior que começar o dia e escrever 10 tarefas nela, ir realizando e riscando e no fim do dia estar tudo cumprido e riscadinho, além do que os resultados fora do papel serão mais prazerosos ainda, pois você os fez e isso dá aquele orgulho de dever cumprido, ou seja, duas alegrias de uma vez só 😂😊

Agora vamos destacar alguns hábitos que você poderá colocar no seu habit tracker, mas lembre-se que você tem que adaptar a o que você quer, ao seu dia a dia, metas e objetivos, seguem sugestões e exemplos:

  • Ler
  • Meditar
  • Ir a academia
  • Beber 1 litro de água
  • Comer verdura
  • Se alongar
  • Passear com o dog
  • Escrever
  • Estudar
  • Arrumar a cama
  • Acordar X horas
  • Dormir X horas
  • Tomar remédio
  • Lavar a louça
  • Jogar o lixo
  • Não comer doce
  • Não beber refrigerante
  • Não comer gordura ou carboidrato
  • Não fumar

São várias sugestões, mas podem ter sugestões aí que não tem na sua realidade e lista objetivos, portanto registre os hábitos que tem sentido para você e todo fim de mês, que é o fim do ciclo de uma habit tracker, reflita sobre os hábitos, os resultados, o que precisa melhorar, o que precisa incluir, retirar, enfim, faça uma análise entre você e seu controle de hábitos.

"Em quanto tempo vou me acostumar com x hábito?" a resposta é não sei, ninguém sabe, nem você, o lance é criar ele com a recorrência, com a repetição diária, estudos dizem 14 dias, 21 dias, 30 dias, 66 dias, enfim, tem vários estudos em relação a isso, a real é que cada um é cada um, cada organismo é diferente, inclusive a rotina, os pensamentos, a saúde, o psicológico e os então... hábitos, portanto é algo muito pessoal e você trabalhando isso chegará a resposta.

O hábito é muito poderoso, por isso o habit tracker também é, eles fazem parte da junção da organizar + a ação que forma a tão conhecida palavrinha, organização, é sua vida organizada, evoluindo e equilibrada, experimente, faça o teste, use o habit tracker, um sistema muito eficaz e que vale a pena ser conhecido e colocado em prática.

Esse foi o post de hoje, esperamos que tenha te levado um conteúdo de qualidade e que será bem aproveitado, até o próximo post.

Um grande beijo e um abraço aconchegante,

Equipe Paper Heart Box 🧡