| Kit DIY Tie-dye | instruções, informações, curiosidades e mais...

Preparamos um conteúdo exclusivo para você que adquiriu a box tie-dye da PHB, dentro dela contém um "kit diy tie-dye", portanto aqui você saberá tudo dele e também muito mais sobre a técnica de tingimento que é o tema da 53ª edição do clube. 

Um dos itens 10 itens box edição tie-dye (53ª edição) é um kit diy tie-dye, e nele contém:

  • 4 corantes para tecido em pó: pink, vermelho, amarelo e azul.
  • Elásticos.
  • 1 sacola de algodão cru.
  • 1 estojo de algodão cru.

A proposta é você mesmo(a) por em prática a técnica tie-dye e ter 2 itens personalizados por você que é a sacola e o estojo, mas fique tranquilo(a) que aqui vamos te falar o passo a passo, só tenha em mente que não tem um "jeito para dar certo", o seu jeito é o certo, a sua estampa é a certa, pois tie-dye é isso, liberdade e independente de como ficar, vai ficar incrível.

Antes de tudo vamos esclarecer alguns termos, como "diy", essa palavra é a abreviação da frase "do it yourself" que em sua tradução livre para o português quer dizer "faça você mesmo", que é um termo muito utilizado nos últimos anos para se referir a objetos ou alguma coisa feita por você + sua criatividade + sua imaginação, deixa fluir... 😊 atividades manuais auxiliam muito nossa criatividade não só para o que está sendo feito, mas para novas ideias, seja no trabalho, nos estudos, no que for.

O termo "Tie-dye", que é o tema da nossa box de número 53, é um termo para uma técnica antiga de tingimento em tecidos que voltou no século passado e agora na pandemia retornou de novo com tudo, você pode saber mais sobre "o que é tie-dye" aqui nesse vídeo rapidinho que fizemos ⤵

Termos explicados, bora por a mão na massa ou melhor, na tinta ? E sem isso de que é coisa de criança, nã-na-ni-na-não, atividade manuais é coisa de criança, adolescente, adulto, idoso, todo mundo, basta querer e se permitir.

Instruções do kit diy tie-dye:

Você recebeu cerca de 15gr de cada corante (pink, vermelho, azul e amarelo), 60gr ao total, mas não precisará utilizar tudo de uma vez, depende do tom do tingimento e provavelmente sobrará, assim você poderá fazer outras peças como camiseta, máscara,  o que quiser, só precisa ser de algodão, não necessariamente branca, mas de cor clara.

Umedeça com água o estojo e a sacola (ou outra coisa que queira tingir), tire o excesso de água, com os elásticos amarre da forma que você deseja para tingir:

A              

   

Fonte das imagens acima: https://pt.wikihow.com/Fazer-Tie-Dye - wikihow.

Após a preparação do tecido, esquente um pouco de água, não precisa estar fervendo e sim quente, assim o corante agirá muito mais rápido e fixará no tecido, pegue 4 recipientes de plástico resistente ou vidro, divida a água em 4, não precisa muita água e recomendamos que se for fazer a 1ª e 2ª técnica utilize um recipiente comprido e estreito como um copo, caso seja a 3ª e a 4ª técnica utilize um recipiente baixo largo.

Comece a acrescentar os corantes aos poucos na água, em torno de meia colher de chá, sempre mexendo para ver o tom que deseja, se mais claro (tom pastel) ou mais escuro (tom vibrante), vá colocando aos poucos, pois ele é bem pigmentado e você precisa verificar o tom que deseja.

Como há três cores primárias de corante no kit, você poderá criar outras ou num recipiente, ou na hora do tingimento, como:

  • vermelho + amarelo = laranja.
  • azul + vermelho = roxo.
  • amarelo + azul = verde.

Essa mistura de cores é bem legal e deixa o efeito mais colorido ainda, pois ao invés de ter 4 cores, terá pelo menos 7 possibilidade, mas você não precisa usar todas as cores, pode usar 2 apenas, que é a quantidade mínima necessária de cores/tons para que ocorra o efeito tie-dye.

Feita a preparação das tintas e umedecido o tecido, tudo certinho, coloque cada divisão de amarração mergulhado na tinta, faça uma cor de cada vez, e deixe em cada cor mergulhado por 5 minutos, não se esqueça que a água deve estar quente, então tome cuidado para não causar nenhum acidente, de preferência use luvas e avental, assim não se sujará e evitará acidentes.

Os corantes não mancham, o que poderá manchar é o azul se colocada uma quantidade grande de pó na água, mas de qualquer forma, é interessante se proteger caso não queira se sujar, mas se sujar é legal, permita-se se divertir, e com água morna e sabão sai o corante das mãos 😉 fizemos o teste aqui.

Feito todo o tingimento, deixe secar como está amarrado na sombra por um dia, no próximo dia retire os elásticos, abra a peça e veja o resultado de seu tie-dye, provavelmente ele estará bem amassado, mas nada que um ferro de passar não resolva, então prontinho... seu tie-dye está todo lindão pra você e feito por você!

Não se esqueça que poderá fazer tudo isso com outras peças de tecido, provavelmente terá ainda corante, repita os processos acima e se joga no tie-dye.

-- Continua após publicidade --

Esperamos que tenha curtido esse conteúdo que preparamos exclusivamente pra você, não deixe de utilizar seu kit tie-dye, quando fizer tire uma foto do processo ou resultado, poste no instagram e nos marque @paperheartbox, seja no feed ou nos stories, vamos amar ver você colocando em prática essa técnica incrível e assim podemos compartilhar também.

Ah! O blog é novo, um projeto que demorou para surgir, mas sempre esteve em nossos objetivos, dê uma olhadinha nele, navegue, veja os posts iniciais que escrevemos e se tiver alguma sugestão pra ele, como algum post sobre papelaria ou algo do tipo, nos mande uma mensagem e também se inscreva na newsletter para receber atualização no email para quando tiver post fresquinho saindo diretamente do forninho da PHB. 

Um grande beijo e até mais.

Equipe Paper Heart Box.

Atenção: caso dê para alguma criança o kit diy tie-dye, um adulto deverá supervisioná-la enquanto realiza o tingimento, assim qualquer tipo de acidente será evitado.