Como utilizar o habit tracker rainbow da PHB edição Cores

Como utilizar Habbit tracker

Na edição de número 58 contém um habit tracker mensal bem completo, até mais completo que os comuns que geralmente vemos, esse é o motivo desse post, esmiuçar esse controle de hábitos para você poder otimizar o uso do mesmo no seu dia a dia.

Para quem não sabe o que é um habit tracker ou nunca viu um, clique aqui, fizemos um post bem explicadinho sobre o que é, como usar, para que serve, os benefícios, exemplos, dicas e etc...

Aqui nesse post vamos falar apenas do modelo que foi na box edição Cores (Abril/2021), ele tem formato A5 e folhas 90gr, bem mais grossinhas que uma folha comum para que dure mais ao longo do uso no mês, ele também é blocado, portanto todas as 25 folhas são juntas, inclusive o bloco durará 25 meses, e se não se importar que dure menos pode até dividir ele com alguém que você queira estabelecer um planejamento de hábitos e seguir, como caminhada, leituras, estudos entre outros hábitos que você pode desenvolver em dupla, perto ou longe da pessoa.

Você poderá manter no bloco a folha e todo fim de mês comparar seus hábitos com o mês passado e no fim de um ciclo, que pode ser 6, 12, 18 meses. Você também pode destacar cada folha quando for utilizar, mas sempre guarde todas as folhas preenchidas, assim você pode ver se evoluiu ou não na suas metas diárias e mensais, é muito importante essa reflexão de pelo menos uma vez ao mês em cima dos dados registrados, assim a essência do habit tracker será alcançada, que é de fato rastrear seus hábitos através de um controle e assim tirar uma conclusão dele, como "preciso melhorar x coisa, preciso parar com x coisa, preciso começar x coisa, melhorei em x coisa, deixei de lado x coisa" e assim vai, isso só você vai conseguir analisar de acordo com sua rotina, hábitos, realidade e dia a dia.

Bom, vamos lá para nosso habit tracker completão, esperando só ser usado 🤩

Como utilizar Habbit tracker

Essa é a visão geral do Habit Tracker, nele temos, controle do sono, de leitura, humor e os hábitos em si que você que irá estabelecer quais serão, tem também um campo de notas, para caso precise sempre se lembrar de algo importante em relação aos hábitos.

Vamos começar pelo mês e o ano, todo mês inicie uma folha nova, coloque o mês e o ano vigente.

Como utilizar Habbit tracker

O primeiro campo é o controle do sono, o nosso tempo de sono é muito importante, repõe as energias, revigora o corpo e a mente e nos regula para um novo dia, é durante o sono que o corpo fortalece o sistema imunológico, libera a secreção de hormônios e consolida a memória, entre outras funções de extrema importância para o funcionamento correto do organismo. O indicado é dormir de 6 a 8 horas por dia, sem interrupções, portanto procure esse hábito diariamente, segue abaixo o exemplo de uso do campo controle do sono.

Como utilizar Habbit tracker

O hábito da leitura é um hábito que também contribui muito com nosso corpo, principalmente com nossa mente, a leitura é bastante enriquecedora na vida pessoal, acadêmica e profissional, só tem benefícios a acrescentar no nosso dia a dia, estipule uma meta diária, semanal ou mensal de leitura e bora lá cumprir, mas não seja muito rígido com você mesmo, utilize o tempo da leitura como um lazer prazeroso, calmo e tranquilo, e aos poucos você aumenta a quantidade, lembre-se, qualidade é muito melhor que quantidade.

Como utilizar Habbit tracker

Beber água é mais que essencial, nós somos cerca de 60% a 70% de água, água está em nosso sangue, músculos, pulmões e cérebro, portanto beber bastante líquido é vital para a nossa saúde, é recomendado que pelo menos 2 litros sejam consumidos diariamente, portanto, se você ainda não tem esse hábito, procure tê-lo, e o habit tracker vai te ajudar com isso.

Como utilizar Habbit tracker

Sempre estamos precisando nos lembrar de algo, um número, um dado, uma anotação, um lembrete, utilize o campo notas para fazer isso 😉

Como utilizar Habbit tracker

No campo humor, expresse como se sentiu na maior parte do dia, é muito importante parar e refletir como se sentiu, o que aconteceu para você se sentir de x forma, aconteceu algo bom, ruim ou tudo estava na mesma? Dê importância para o seu "estar", para o seu corpo e suas emoções, seu humor conta muito inclusive para sua saúde física, e se não estiver se sentindo bem psicologicamente, registre, mas também procure ajuda psicológica para lhe ajuda, inclusive o controle de hábitos também colabora muito com a organização do corpo e da mente, manter as coisas em ordem é um adianto muito bom para o dia a dia.

Como utilizar Habbit tracker

Temos aqui por fim, o campo onde aparece em todos os habit trackers existentes no mundo, que é de fato colocar os seus hábitos desejados de acordo com a sua realidade, exercê-los, registrá-los e depois refleti-los.

Aqui você pode colocar o que quiser e no fim do mês analisar os resultados, não se esqueça que é um exercício diário tanto de ação (colocar em prática os hábitos) quanto de registro, pois você quer mensurar suas ações no fim do dia, depois no fim do mês e depois no fim de um ciclo.

Você pode colocar na lista práticas como meditar, treinar, comer verdura/fruta, se alongar, passear com o dog, escrever, estudar, arrumar a cama, acordar X horas, dormir X horas, tomar remédio, lavar a louça, jogar o lixo, não comer doce, não beber refrigerante, não comer gordura ou carboidrato, não fumar... há vários hábitos e você precisa identificar quais os que você quer pra sua vida e dia a dia, ok? Faça essa reflexão consigo mesmo e partiu controlar e dominar esses hábitos.

Como utilizar Habbit tracker

Curtiu o item? A gente amou porquê ele é bem completo, você pode rastrear vários hábitos como seu sono, consumo de água, humor, leitura e os hábitos do seu cotidiano, esperamos ver você usando ele no seu dia a dia hein?! Ah e marca a gente nas redes sociais caso queira postar uma fotinha da sua organização ou box 😉

Um grande beijo e até o próximo post.

Equipe Paper Heart Box ❤